Tá na hora do chá

Depois do auge da primavera e da energia do verão, é chegado o outono, estação onde o clima fica mais ameno e a duração do dia e da noite se igualam. Época em que as folhas secam e caem, e os últimos frutos são colhidos.

No céu, nuvens se escondem e o sol, com moderação, abraça a terra, se preparando para a estação mais fria do ano, ainda por vir.
livrosteaNa natureza, a vida serena e entra em clima de introspecção, mas também de escuta e de observação.

Também nós, em analogia, vivenciamos um período de renovação, onde o olhar se volta para dentro, em busca de reflexão. Uma ótima oportunidade para alimentar sonhos, fazer novos planos e reavaliar os antigos.

Dedicar um tempo para pensar – ou até mesmo não pensar e deixar a vida fluir, curtir a família e os amigos, ler os livros queridos e ainda não lidos, e é claro, experimentar novas receitas, além de devorar as antigas.

Mas, também aquecer o corpo e a alma, e experimentar uma deliciosa xícara de chá , seja de ervas ou de flores, de cascas ou de raízes, calmantes ou revigorantes …

Mas, o que parece ser muito simples, como juntar água quente e um punhado de ervas, também tem seus segredos para se aproveitar todas as propriedades nutricionais desta bebida, que é o chá.

– Para os chás de ervas e flores, o método mais adequado é o de infusão, a fim de se extrair o máximo dos seus benefícios. O qual, consiste em apenas esquentar a água em uma chaleira, sem deixa-la chegar ao ponto de fervura (ponto de ebulição), e em seguida, adicionar as ervas e/ou flores. Desligar o fogo, tampar a chaleira e deixar em repouso por cerca de 5 minutos.

– Já os chás de cascas e raízes, necessitam de um método de preparo onde uma combinação de temperatura e tempo possibilite se extrair o máximo de seus benefícios, que é o método de decocção. Para prepara-lo, é necessário que as partes duras da planta sejam fervidas junto com a água por alguns minutos. E, após o líquido obter outra coloração e seu aroma se tornar mais forte, desligar o fogo, tampar a chaleira e deixar em infusão por cerca de 5 minutos.

Então, quem me acompanha com um chazinho?

Chá de Gengibre, Laranja e Zimbro

Você vai precisar de …

1 pedaço de gengibre picado em fatias (mais ou menos 2 cm)
1 casca de laranja (sem a parte branca)
4 bagas de zimbro
500 ml de água

É bom para …

Com inúmeros benefícios à saúde, o gengibre sozinho quase que abriga uma farmácia inteira. Junto com a laranja, dá conta do recado, quando se trata de gripes e resfriados. Sem esquecer de mencionar as sementinhas do zimbro, que também contribuem para a proposta, tornando esta mistura super aromática.

Dá para …

Duas pessoas ou até três, dependendo do tamanho da xícara.

Chá de Camomila, Hortelã e Cardamomo

OUTONOREFLEXOES1Você vai precisar de …

2 colheres (sopa) de flores de camomila secas
Folhinhas de hortelã fresca
6 bagas de cardamomo

É bom para …

Com uma deliciosa e aromática combinação de ervas, flores e especiarias, este chá proporciona um alívio nas dores estomacais e perturbações intestinais, cuidando do seu aparelho digestivo. Além de ser um saboroso chá para ser tomado antes de dormir também, pois proporciona um excelente descanso, com efeito relaxante e restaurador.

Dá para …

Duas pessoas ou até três, dependendo do tamanho da xícara.

E aí, gostou ? Então, volte sempre e muito obrigado pela sua companhia.

Abs, Glau Pereira

 

 

by Glau Pereira, on 14/06/2016