Semente de abóbora, dádiva da natureza

Quem planta sementes, colhe alimento. Mas, quem não as desperdiça, também! E este, é o caso da semente de abóbora, pequeno presente que a natureza nos deu.

Originária da América do Norte, a abóbora já era muito valorizada na Antiguidade e muito usada pelos nativos americanos, devido às suas propriedades medicinais. E, sabe qual é parte do fruto onde se encontra a maior parte de sua riqueza nutricional? Isso mesmo, em suas pequenas sementes!CABOTIA

Então, que tal tostar suas sementes no forno, ao invés de descarta-las?  E depois, saboreá-las, tanto inteiras quanto trituradas, nas saladas, molhos, sopas, granolas, bolos e pães? Conferindo às suas receitas, um sabor delicioso e muito mais nutrientes.

Ricas em fibras, proteínas e carboidratos, as sementes de abóbora ainda possuem pouquíssima gordura. E, se forem consumidas algumas horas antes de dormir, podem lhe propiciar uma boa noite de sono, devido ao seu alto teor de triptofano, aminoácido precursor da serotonina.

Com minerais como o fósforo, zinco, cobre, potássio, ferro e magnésio, elas ainda são maravilhosos alcalinizantes para o pH do corpo, ao contrário da maioria dos alimentos que acidificam o sangue.

Enfim, seus inúmeros benefícios tornam esta pequena semente, uma grande maravilha. Não acham?

Receita de Sementes de Abóbora Tostadas

Como Fazer …

1 – Corte a abóbora em duas metades e retire todas as suas sementes e também, a polpa fibrosa com o auxílio de uma colher.

2 – Separe as sementinhas do restante da polpa e lave-as bem em água corrente, retirando todos os restinhos que ainda possam existir.
3 – Em seguida, deixe-as de molho por cerca de 8 a 10 horas (uma noite) com um pouquinho de suco de limão espremido, para desativar os inibidores enzimáticos presentes nas sementes.
4 – Após este período, escorra as sementes e seque bem com um papel toalha ou com o auxílio de um pano de algodão bem limpo, até que fiquem bem secas.
5 – Tempere com sal e um fiozinho de azeite, ou conforme as sugestões abaixo.
6 – Depois, arrume as sementinhas em uma bandeja forrada com papel manteiga e leve ao forno a 100°C até que elas ganhem um ligeiro tom dourado e fiquem crocantes, por cerca de 90 minutos.
7- A cada 10 minutos, misture as sementes, sacudindo-as e assim, evitando que se queimem, já que são muito fininhas e sensíveis.
8- Retire do forno e deixe esfriar. Utilize em seguida, e se não for consumir na hora, guarde-as em um recipiente hermético.

Nota: Quando for assar/tostar as suas sementes de abóbora, assegure-se que a temperatura do forno não ultrapasse os 100° C, a fim de preservar seus antioxidantes ao máximo, pois eles se perdem em altas temperaturas.

Como temperar …

Opção 1:  Páprica doce, tomilho, óleo de coco e sal rosa do Himalaia.

Opção 2: Azeite de Oliva e Sal rosa do Himalaia

Opção 3: Pimenta do reino, cúrcuma, sal rosa do Himalaia e óleo de coco.

E aí, gostou ? Então, volte sempre e muito obrigado pela sua visita!

Abs, Equipe Tempere Seu Dia

by Glau Pereira, on 05/08/2016