Se for pra chorar pelo leite derramado, que seja leite de amêndoas

Na granola, no chai latte, no mingau ou em qualquer outra preparação, é sempre um deleite. Com carboidratos de baixo índice glicêmico e poucas calorias, o leite de amêndoas é rico em fibras; além de ser fonte de cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B. Uma super alternativa para todos que procuram opções mais saudáveis em substituição ao leite de vaca e também para os que possuem intolerância à lactose.

Experimente, é uma delícia !

RECEITA DE LEITE DE AMÊNDOASchailatte1

Você vai precisar de …

300 g de amêndoas cruas
2 litros de água filtrada
30 g de semente de linhaça dourada (3 colheres sopa rasas)
Suco de limão Taiti ou outro de sua preferência
2 recipientes de vidro ou louça

Como fazer …

1 – Coloque as amêndoas de molho em um recipiente com água (o suficiente para cobri-las) e deixe sob refrigeração por uma noite (12 horas).

2 – Em um potinho (de preferência de vidro ou louça), coloque a linhaça de molho em água filtrada, deixando também sob refrigeração por uma noite (12 horas).

3 – Em cada um dos dois recipientes (linhaça e amêndoas), espremer um pouquinho de suco de limão. Este procedimento tem por objetivo acelerar o processo de inativação dos anti-nutrientes, presentes tanto nas amêndoas quanto nas sementinhas de linhaça, funcionando como agente catalisador do processo.

4 – No dia seguinte ou após ter transcorrido o período das doze horas, escorrer toda a água em que as amêndoas e a linhaça ficaram de molho, lava-las bem  e triturar tudo junto no liquidificador, com os dois litros de água filtrada. Se você quiser, poderá nesta etapa, aumentar ou diminuir a quantidade de água sugerida, de acordo com o seu gosto (para uma bebida mais densa ou mais líquida), além de poder retirar ou não a pele das amêndoas (opcional).

5 – Em seguida, coar a bebida com o auxílio de uma peneira finíssima ou se preferir, um pedaço de pano de algodão bem limpo (tipo fralda ou linho). Caso você opte por coar o leite de amêndoas com o auxílio de um pano, destine-o somente para esta função e sempre lave-o com sabão neutro, dispensando o uso de alvejantes.

6 – Eu particularmente prefiro usar uma peneira de trama dupla ao invés de um tecido, evitando assim qualquer contato manual (das mãos) com o alimento. Mas, se você preferir coar o leite usando o tecido, use luvas descartáveis.

7 – O objetivo de se usar a linhaça é o de deixar a bebida mais encorpada, devido esta sementinha ser um espessante natural; além de, é claro, agregar mais valor nutricional ao leite de amêndoas.

8 – Se você quiser, poderá também aromatizar seu leite de amêndoas com especiarias (cardamomo ou baunilha) e depois utiliza-lo, sem nenhum problema, tanto em preparações doces quanto salgadas.

9- E, depois manter sob refrigeração, caso não for consumi-lo na hora. Dura aproximadamente três dias na geladeira.

E aí, gostou ? Então, volte sempre e muito obrigado pela sua visita!

Abs, Glau

 

by Glau Pereira, on 07/07/2016