Prepare a pipoca, o filme vai começar

E de sorgo, é claro. Nutritiva e saborosa, a pipoca de sorgo é companhia perfeita para a sua sessão de cinema, além de ser bem menos calórica que a pipoca feita com milho, seu parente. Originário da África e da Índia, o sorgo é o quinto cereal mais produzido no mundo, perdendo apenas pelo trigo, cevada, milho e arroz. Com inúmeros benefícios nutricionais, este cereal possui alta concentração de antioxidantes (antocianina) e outros elementos fitoquímicos como os flavonoides e ácidos fenólicos, além de ser rico em proteínas, fibras e minerais como o ferro, zinco, fósforo e potássio. Com quantidades consideráveis de amido resistente, ou seja, carboidratos de baixo índice glicêmico, o sorgo é de fato, um superalimento. Podendo ainda, ser consumido por celíacos e pessoas com intolerância ao glúten e à lactose. Sem dúvida nenhuma, uma ótima opção para a sua pipoca, difícil agora vai ser decidir entre a versão doce ou salgada …

Pipoca de Sorgo

Você vai precisar de …

1/2 xícara (chá) de sorgo em grão (50 g)
1 colher (sobremesa) de óleo de coco
Sal rosa do Himalaia

Como preparar …

1- Em uma panela, aquecer o óleo de coco.

2- Em seguida, colocar o sorgo em grão, tampar a panela e esperar “pipocar”. Ir sacudindo a panela e tomar cuidado para não queimar.

3- Depois é só colocar o sal a gosto ou se preferir, use gersal.

Pipoca Doce de Sorgo

Você vai precisar de …

1/2 xícara (chá) de sorgo em grão (50 g)sorgofarovitta
1 colher (sobremesa) de óleo de coco
1 colher (sopa) de açúcar de coco
1 colher (sopa) de água
Canela em pó

Como fazer …

1- Em uma panela, aquecer o óleo de coco.

2 – Em seguida, colocar os grãos de sorgo em grão, tampar a panela e esperar “pipocar”. Ir sacudindo a panela e tomar cuidado para não queimar.

3- À parte, fazer um caramelo fino com o açúcar de coco e a água. Jogar em cima da pipoca e polvilhar canela em pó a gosto.

Observação: Você encontra o grão de sorgo no site da Farovitta SuperFoods e também em lojas de produtos naturais.

E aí, gostou ? Então, volte sempre e muito obrigado pela sua visita!

Abs, Glau

 

 

 

by Glau Pereira, on 27/06/2016