Polenta, um prato cheio de história

Na América, o milho chegou pelas mãos de Cristóvão Colombo e em solo europeu, seus grãos dourados viraram polenta. Ocupando o posto antes reservado ao centeio, arroz e trigo, na preparação de seu angu.

Entrou para o cardápio dos italianos e ganhou fama, saciando a fome dos pobres e conquistando a mesa de ricos e nobres. Virou iguaria e cruzou oceanos, conquistando outros paladares mundo afora.

Mas por hoje, chega de história … porque ela tá lá engrossando, na panela.

Então “simbora”, fazer aquela polenta, quente e suculenta, que fomenta a fome de muita gente desatenta e que se espreguiça nesse frio que ninguém aguenta. Que desperta aquele sabor de infância que acalenta, fazendo nascer um sorriso que alimenta, neste domingo um pouco marcha lenta …

Receita da Polenta

400 g de farinha de milho orgânica ou sêmola de milho
2 litros de caldo de legumes (receita aqui)
1 colher (sopa) de manteiga ghee
Sal rosa do Himalaia

1 – Aquecer o caldo de legumes e assim que o mesmo estiver quente, adicionar a manteiga ghee.
2 – Colocar o sal e verificar o tempero. É necessário que fique um pouco mais salgado do que o normal.
3 – Em seguida, vá acrescentando a farinha de milho aos pouquinhos ( ou polvilhando), mexendo a cada adição. A principio com um fouet e assim que começar a se tornar espesso, com a colher de pau.
4- Quando começar a ficar mais denso, abaixar o fogo e continuar mexendo sempre para cozinhar a polenta de forma homogênea. Uma boa polenta é  resultado de uma combinação de tempo e paciência.

Molho de Tomates Sapecados

– 600 g de tomates cereja bem maduros e docinhos
– 2 colheres (sobremesa) de azeite de oliva
– cebolinha picadinha
– 2 folhinhas de manjericão
– sal rosa do himalaia

Lavar os tomatinhos e salteá-los com um pouquinho de cebolinha e o azeite de oliva em uma frigideira. Temperar com sal e pimenta-do-reino e quando estiverem  amolecidos e quase disformes, rasgar as folhinhas de manjericão. Reservar.

Espinafre Salteado

– 1/2 maço de espinafre branqueado
– 1 colher (sobremesa) de manteiga ghee
– sal rosa do himalaia e pimenta-do-reino

Branquear o espinafre (ver processo aqui) e depois salteá-lo rapidamente com um pouquinho de manteiga ghee. Se você quiser, poderá pica-lo ou apenas rasgar suas folhas. Temperar com sal e pimenta-do-reino. Reservar.

Nota: Pessoalmente, eu prefiro a farinha de milho orgânica e bem fininha. Para a montagem do prato, não tem segredo. Dispor um pouquinho de polenta no fundo do prato e por cima, os tomates rústicos e o espinafre. Polvilhar tudo com parmesão ralado e devorar …

E aí, gostou ? Então, conta pra gente e obrigado pela sua visita!

Abs, Glau

 

by Glau Pereira, on 06/11/2016