Leite de coco caseiro, já pensou em fazer o seu ?

O que mais me emociona, é ver o quanto a natureza é generosa, ao nos presentear com alimentos tão completos. Do coco, por exemplo, tudo se aproveita como alimento –  a polpa, a água e o leite.

Além de ser um dos alimentos, que mais se identifica com o preceito ‘Faça do seu alimento, o seu medicamento’, segundo Hipócrates. Pois, possui excelentes efeitos medicinais, devido a uma combinação única de gorduras saturadas que contribui para a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

Sua árvore, o coqueiro, é tida como a árvore da vida, por dar ao homem tudo o que ele precisa, através de suas folhas, fruto e tronco. A fruta é considerada na Índia, como comida dos deuses, prescrita juntamente com o seu óleo, pela medicina ayurvédica desde o ano 1.500 a.C.

De origem controversa, o coco embeleza os trópicos mundo afora, parecendo promover, um encontro entre o céu e o mar. E no Brasil, ele parece ter surgido com o próprio povo, fincando raízes em boa parte da costa brasileira, após a vinda dos portugueses.

Da fruta, ganhamos o leite e a farinha, esta extraída durante o processo de obtenção do seu leite; além do seu poderoso óleo. Mas, também a sua água, um delicioso e refrescante isotônico natural. Com certeza, uma fruta de mil e uma utilidades …

Perfeito para receitas doces e também salgadas, o leite de coco incrementa molhos, bebidas, iogurtes e etc. Além de ser uma ótima opção para quem possui intolerância à lactose ou está em busca de outras alternativas para substituir o leite de vaca.

Fonte das vitaminas A e E, é também rico em minerais como potássio e cálcio, além de possuir antioxidantes que ajudam a prevenir diversas doenças e a formação de tumores, com ações antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória. Perfumado e saboroso, eu o considero como o melhor leite de coco do mundo, quando feito em casa e, é claro, com o coco fresco.

Vamos então, à receita ?! Que é muito simples de fazer, por sinal …

coconut

Leite de Coco Caseiro

Você vai precisar de …

1 xícara (chá) de coco fresco ralado fino
2 xícaras (chá) de água quente filtrada

Como fazer …

1 – Antes de mais nada, faça um furo em sua casca e drene toda a água do coco.
2 – Quebre a fruta ao meio e leve ao forno ou aqueça-a na chama do fogão. Este processo irá ajudar na remoção da polpa com muito mais facilidade.
3 – Depois, retire a sua polpa branca com o auxílio de uma faquinha e remova a pele marrom que a cobre, com a ajuda de um bom descascador de legumes.
4 – Triture a polpa branca já descascada e cortada em pequenos pedaços no processador ou use um ralador fino.
5 – Em seguida, bata a polpa do coco ralada junto com a água quente no liquidificador, até obter um leite bem homogêneo.
6 – Coe o líquido com o auxílio de uma peneira de trama bem fininha ou se preferir, esprema-o com a ajuda de um pano de algodão bem limpo, evitando ao máximo, o contato com as mãos. Para maior durabilidade de seu leite de coco, sugiro o uso de luvas descartáveis.
7 – Com as sobras residuais do coco (bagaço), você poderá utiliza-las em outras receitas como por exemplo, bolos, pães e tortas, a fim de agregar mais fibras ou se preferir, poderá guarda-las no freezer por até 45 dias. Na geladeira, sua duração é de apenas 2 dias.
8 – Como dica, sugiro que você rale bastante coco e o armazene-o no freezer, bem embaladinho. Aí, quando precisar fazer seu leite de coco, é só pegar o coco fresco ralado e usar.

Nota: A proporção de água e polpa sugerida na receita se trata apenas de uma referência, pois você pode aumentar ou diminuir a quantidade de água, a fim de obter a textura que mais lhe agrade, deixando a bebida mais encorpada ou mais líquida.

E aí, gostou ? Então, conta pra gente e obrigado pela sua visita!

Abs, Equipe Tempere Seu Dia

by Glau Pereira, on 15/08/2016