Guacamole, iguaria dos deuses

Sua casca, guarda uma polpa cremosa como manteiga e de sabor neutro, que combina em preparações tanto doces quanto salgadas. Nas saladas, tem presença garantida e com os molhos e cremes, ganhou status mundo afora. Mas foi com os astecas, que este alimento escolhido pelos deuses, se tornou o o ingrediente principal de seu guacamole.

Sim, é ele mesmo, o abacate! Uma fruta que foge à regra, com seu alto teor de gordura e poucos carboidratos. Entretanto, sua gordura é do bem, essencial para quase todos os sistemas do corpo. Estudos recentes apontam inclusive, vários benefícios para a saúde ligados ao seu consumo, como diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), devido a esta fruta ser rica em ácido oleico, também conhecido como ômega-9, o mesmo do azeite de oliva.

De acordo com a American Heart Association, ingerir gorduras monoinsaturadas (como o ácido oleico) com moderação pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Sua polpa ainda possui um alto teor de vitamina E, que é um anticoagulante natural, além de outras vitaminas, minerais e glutationa – um poderoso antioxidante.

Mas, muita calma nessa hora. Não é por causa disso, que a gente agora vai sair comendo abacate todo santo dia. Moderação e equilíbrio, faz parte de qualquer dieta alimentar, além da própria proposta de alimentação saudável.

Então, vamos à uma receita que embora seja simples, é sucesso na certa, como acompanhamento de bruschettas, saladas de folhas e é claro, das clássicas tortillas …

Guacamole

Você vai precisar de …

1 abacate maduro (cerca de 400 g de polpa)
3 tomates sem sementes e picadinhos
1/2 de cebola roxa grande e picadinha
1 pimenta dedo-de-moça
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem (opcional)
Suco fresco de 1/2 limão cravo
Sal Rosa do Himalaia
Folhinhas de coentro fresco picadinho

Como fazer …

1 – Cortar o abacate ao meio e retirar sua polpa com o auxílio de um colher.
2 – De forma rústica, corta-lo em pedaços e mistura-lo delicadamente com os tomates.
3 – Acrescentar a cebola roxa e a pimenta dedo-de-moça, ambas picadinhas.
4 – Em seguida, temperar com o azeite, o suco de limão e uma pitada de sal rosa do Himalaia.
6 – Por fim, misturar o coentro fresco bem picadinho e a gosto.

Observações …

O resultado deverá ser uma combinação dos sabores ácido, apimentado e salgado, com um fundo refrescante e delicado, por conta da textura cremosa do abacate. Na receita do guacamole, sugeri a substituição do chili pela pimenta dedo-de-moça, que tem um grau de picância um pouquinho menor e também por ser mais fácil de ser encontrada. Sugeri também o suco do limão-cravo, por este conter uma acidez bastante aromática e ter mais vitamina C que seus parentes, além desta variedade de limão ser selvagem. Mas você poderá usar os de sua preferência, pois ficará igualmente maravilhoso !

E aí, gostou ? Então, volte sempre e muito obrigado pela sua visita!

Abs, Glau

by Glau Pereira, on 08/07/2016