Em Defesa da Comida , por Michael Pollan

Neste livro memorável, Pollan constrói um argumento convincente não só contra o filé, mas contra toda a dieta ocidental. (The Washington Post)

Escrito com a sabedoria e a clareza que se tornaram marcas registradas de Michael Pollan, esse livro é um daqueles que não deve faltar na sua estante. Se trata de um manifesto, onde Pollan nos prova que, em vez de alimentos, somos levados a adotar uma alimentação, que de comida de verdade não tem nada.emdefesadacomida-blog

Hoje os produtos comestíveis anunciam vitaminas, baixo teor de gordura ou enriquecimento com ômega-3, ferro, magnésio, soja ou uma série de substâncias pretensamente saudáveis, que variam conforme campanhas de marketing fundamentadas em diretrizes econômicas e/ou governamentais. E é aí, que o alarme soa em sinal de alerta.

Afinal, quatro das dez principais causas de morte são doenças crônicas ligadas à alimentação: distúrbios coronarianos, diabetes, AVC e câncer. E se nos falta comida de verdade – aquela que nossas avós reconheceriam como comida e que dispensava rótulos com as porcentagens de adição de substâncias benéficas, nutrientes, teor calórico ou índices de gorduras  -, Michael Pollan mostra o que de fato aconteceu e desvirtuou a cadeia alimentar. Por isso ele indica o que fazer propondo hábitos ímpares e libertadores: Coma comida. Não muita. Principalmente vegetais.

Saúde e alimentos não-industrializados andam juntos. E apesar das verdadeiras ameaças ao bem-estar disponíveis nas prateleira dos supermercados, podemos escapar das doenças crônicas resultantes dessa dieta realocando nossos hábitos e nosso apetite. Fazendo escolhas que podem transformar nossa compreensão do que significa ser saudável, e levar ainda mais prazer às refeições.

Sobre o Autor

Famoso ativista na área da alimentação, Michael Pollan foi apontado pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo em 2010. Foi também editor-executivo da Harper´s Magazine. Seus textos foram compilados na antologia Best American Science Writing e em Best American Essays. Por O Dilema do Onívoro o autor ganhou prêmios importantes, como o California Book Award e o James Beard Award. Pollan também é autor de Regras da Comida e seu mais recente livro, traduzido para o português, Cozinhar – Uma História Natural da Transformação.

E aí, gostou ? Então volte sempre e conte pra gente!

Abs, Glau Pereira

by Glau Pereira, on 17/03/2017