Comeu feijão com arroz, como se fosse um príncipe

Ou melhor, como rei. Pois, do ponto de vista nutricional, esta dupla sempre dá samba no prato do brasileiro. Aminoácidos que um não tem, o outro fornece, resultando em um teor proteico de alto valor biológico, quando juntos no mesmo prato. Além de carboidratos complexos, vitaminas, minerais e fibras, também presentes, tudo em uma garfada só.

Com origens distintas, o arroz e o feijão se encontraram no prato do brasileiro na época do Brasil Colônia, com D. João VI, seu maior admirador. Mas, esta é uma história que fica para uma outra hora …

No prato, sempre feijão …

feijoadaO feijão é fonte de vitaminas do complexo B e diversos minerais, mas também rico em ferro, nutriente fundamental para o funcionamento do sistema imunológico e também, importante na produção da hemoglobina – proteína responsável pelo transporte de oxigênio no corpo, e sua deficiência pode tornar o organismo mais suscetível a infecções, podendo causar anemia.

Com arroz, é claro …

Fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B, folato e cálcio, o arroz quando sozinho no prato, pode aumentar as taxas de glicose e de insulina no sangue. Mas, em companhia de seu fiel escudeiro, o feijão, ganha uma estabilização nos níveis de açúcar.

Eternos amigos …

Mas os nutrientes provindos da combinação de arroz com feijão se tornam ainda muito mais biodisponíveis, quando acompanhados de verduras verde-escuras, como a couve e algumas frutas como a laranja, por exemplo, os quais favorecem a absorção do ferro, por serem alimentos ricos em vitamina C.

Antes sozinhos, do que mal acompanhados …

Já, os alimentos ricos em cálcio (leite e derivados) ou que contenham tanino (presente em alguns chás e no café), comprometem a absorção do ferro, quando presentes na mesma refeição. E este saudável casamento se encontra sob ameaça na presença de alguns alimentos,  como por exemplo as carnes muito gordurosas presentes em nossa feijoada, pois se sobrepõem à riqueza nutricional da dupla, comprometendo assim, a biodisponibilidade de seus maravilhosos nutrientes.

Com certeza, uma dupla perfeita !

E aí, gostou ? Então, volte sempre e muito obrigado pela sua visita!

Abs, Glau

 

by Glau Pereira, on 12/07/2016