Alecrim, a erva da juventude

Símbolo de amizade, amor e da alegria de viver, o alecrim é a erva da juventude. Segundo a aromaterapia, ele é uma planta mágica que estimula a coragem, concentração, determinação e a auto estima.

alecrim2Adorado pelas abelhas, o alecrim é uma das poucas ervas que floresce o ano inteiro, inclusive no inverno, embelezando qualquer jardim ou vaso com suas florzinhas, que variam do branco ao azulado.

De aroma forte e herbáceo, seu cheiro lembra as folhas de pinheiro em um dia de calor, com notas residuais, adstringentes e amadeiradas. E do latim, seu nome Rosmarinus, significa orvalho que vem do mar, por causa do perfume da planta, que antigamente crescia de forma espontânea, nas areias das praias do Mediterrâneo.

Entre lendas e mitos, ele está presente em muitas histórias, inclusive nas fábulas. Como na história da Bela Adormecida, onde a princesa é despertada pelo príncipe com um raminho de alecrim. Acreditava-se ainda, que colocar um raminho de alecrim embaixo do travesseiro, afastava os maus sonhos, e que tocar a pessoa amada com a planta, fazia de seu amor, um sentimento eterno.

Conta-se, inclusive, que o néctar dos deuses, era nada menos que o próprio mel de alecrim, e que os gregos, usavam suas folhinhas atrás das orelhas, para estimular a memória dos estudantes.

Com o seu sabor, quente e picante, faz bonito em diversas receitas culinárias mundo afora, além de chás, óleos e vinagres. Mas, ao mesmo tempo em que aromatiza o alimento, também facilita as digestões difíceis, reduz a formação de gases e auxilia na eliminação da gordura.

Nos tratamentos medicinais, o alecrim acalma a tosse e alivia dores de cabeça e enxaquecas, além de ser indicado para problemas digestivos e renais. E em suas folhas, se encontra um composto anti-inflamatório muito poderoso (embora em pequena quantidade) chamado ácido rosmarínico, que bloqueia certas substâncias inflamatórias, além de outros compostos fenólicos, responsáveis pelas suas propriedades antioxidantes.

Suco de Romã com Alecrimsucoderomacommorangoalecrim

Você vai precisar de …

3 copos de água filtrada
2 maças verdes tipo “granny smith”
2 romãs (somente as sementinhas)
1/2 xícara (chá) de morangos frescos picados ou congelados
Alecrim fresco
Gelo

Como fazer …

1 – Em uma panela, leve a água e um raminho de alecrim  para ferver.
2 – Após ferver, desligue o fogo e deixe em infusão por 20 minutos.
3 – Em seguida, coe e deixe esfriar na geladeira.
4 – Em um liquidificador, coloque esta água aromatizada com as maças, os morangos e as sementinhas de romã, e bata até triturar bem.
5 – Coe, sirva com gelo e decore com um raminho de alecrim.

Observações: Caso você prefira seu suco um pouquinho mais doce, poderá adoça-lo com açucar demerara ou outro de sua preferência. Eu costumo toma-lo somente com o açúcar da própria fruta, por isso não sugeri na receita.

E aí, gostou ? Então, volte sempre e muito obrigado pela sua visita!

Abs, Glau

 

 

by Glau Pereira, on 19/07/2016