Abóbora Assada com Alecrim

Ótimo para perfumar os azeites, usar nos cozidos e na batata assada , o alecrim confere à esta receita uma energia um pouquinho mais yang, acrescentando mais força à doçura da abóbora kabocha.

Uma receita que conquistou os nossos corações e que sempre está presente em nossa mesa …

Abóbora Assada com Alecrim alecrim4

Você vai precisar de …

800 g de abóbora cabotiá (abóbora japonesa) c/ casca
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 colher (sobremesa) de mostarda Dijon
1 colher (sobremesa) de vinagre balsâmico
1 fiozinho de mel
4 dentes de alho c/ casca e bem gordinhos
Folhinhas de alecrim fresco (a gosto)
Sal rosa do Himalaia (moído na hora)

Como fazer …

1 – Lave bem a abóbora kabocha e retire cuidadosamente todo o seu miolo com o auxílio de uma faquinha, reservando as sementes.
2 – Corte a abóbora em fatias de cerca de 2 cm e reserve-as.
3 – Acrescente os dentes de alho picados grosseiramente e com casca e distribua na assadeira por entre as fatias de abóbora.
4 – À parte, misture o azeite, o vinagre balsâmico, o mel e a mostarda Dijon. Com esta pasta pincele todas as fatias da abóbora e coloque-as em uma assadeira ou pirex que possa ir ao forno, e sem sobreposição.
5 – Verifique o sal e se necessário corrigi-lo, moa um pouquinho de sal rosa do Himalaia por cima dos pedaços de abóbora e salpique também as folhinhas de alecrim.
6 – Leve ao forno, por um tempo aproximado de 20 a 30 minutos e com temperatura de 200°C.
7 – Nos dez primeiros minutos, cobrir a assadeira com um papel manteiga a fim de preservar sua textura e promover seu pré-cozimento. Após este tempo, retirar o papel manteiga para que assim, a mesma possa terminar seu cozimento e adquirir uma certa coloração dourada e casquinha levemente crocante.
8 – Para conferir o resultado, testar sempre com um garfo. O resultado deve ser uma abóbora suculenta, com coloração levemente dourada e com uma leve crocância por fora.

ABOBORAALECRIM
Observações …

As sementes que foram retiradas da abóbora kabocha poderão ser tostadas no forno ou até mesmo na frigideira. Elas são um delicioso snack, além de serem super nutritivas. Confira aqui a receita !

E aí, gostou ? Então, volte sempre e muito obrigado pela sua visita!

Abs, Glau

by Glau Pereira, on 20/07/2016